SOBRE
O projeto Brasil Cultura 23-30 e seu III Fórum

O Brasil Cultura 23-30 é uma plataforma colaborativa criada para ajudar instituições e práticas culturais no Brasil em tempos de crises sistêmicas. Sua inspiração vem de discussões internacionais sobre políticas culturais e reúne pensadores, gestores, artistas e líderes culturais.
O projeto envolve, de maneira colaborativa, agentes nacionais, internacionais e locais para criar conteúdos e recomendações, que são organizadas em uma plataforma digital e uma série de publicações. As propostas sugerem maneiras de impulsionar a economia sustentável, as artes, a cultura, a inovação e a boa convivência urbana.
O Brasil Cultura 23-30 propõe quatro eixos temáticos de trabalho:
- Imaginação e Cidadania Cultural;
- Diplomacia Cultural e Cooperação Internacional;
- Inovação Produtiva e Formação Profissional;
- Inovação Institucional.
Essas áreas são desenvolvidas por uma rede de especialistas, representantes da sociedade civil e parceiros institucionais, que realizam iniciativas para promover a troca de ideias e aprendizados, além de propor ações transformadoras. São encontros, laboratórios e fóruns, como o III Fórum Internacional Brasil Cultura 23-30, que acontece nos dias 17 e 18 de junho, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Como o tema “Imaginação: cultura e cidades, qual presente projetamos?”, o III Fórum Internacional Brasil Cultura 23-30 vai discutir o poder da imaginação na cultura e como os museus podem contribuir para isso. O evento aborda como essas instituições podem ser espaços de construção da cidadania por meio da ficção e da imaginação. O programa inclui debates sobre desafios enfrentados pelos museus, como censura e cancelamento, e visita a projetos que transformam o fazer cultural. O objetivo é promover uma visão de mundo onde diferentes formas culturais de pensar e habitar as cidades sejam possíveis, com foco no bem-estar humano. O Fórum busca aprofundar o papel dos museus e do sistema cultural na criação de futuros onde o bem-estar das pessoas seja central.
